Amanhã completam 17 anos de morte do líder da banda, Kurt Cobain.
A banda de rock Nirvana foi criada nos Estados Unidos, em 1987. Ela era formada inicialmente pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic. Vários bateristas passaram pela banda, mas quem ficou por mais tempo foi Dave Grohl.
Cobain e Novoselic se conheceram quando estudavam na Aberdeen High. Apesar da insistência de Cobain em formar uma banda com o amigo, Novoselic não respondia às propostas dele. Três anos depois do primeiro encontro, Novoselic finalmente aceitou o convite de Kurt Cobain, formando assim uma das bandas que viriam a marcar uma geração. Juntos, os músicos chamaram Bob Mcfadden para a bateria, mas depois de um mês o projeto se desfez.
Em 1987, o novo baterista Aaron Burckhard se juntou à banda. No começo, o trio ensaiava o material de Kurt Cobain, mas logo depois começaram a escrever o próprio repertório. Durante os primeiros meses, a banda passou por uma série de nomes, já que Kurt queria um nome que fosse bonito e agradável. Assim, finalmente o grupo se fixou como Nirvana, conceito budista que Cobain descreveu como “a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo”.
O Nirvana se estabeleceu no final em 1989, quando lançou seu primeiro album, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop. Com isso, a banda se firmou como parte da cena grunge de Seattle. Em 1991 foi lançado o segundo álbum de estúdio da banda, entitulado “Nevermind”. Ele vendeu vinte e seis milhões de cópias e consagrou o Nirvana no mundo todo. Sua capa foi eleita pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos. Este álbum está na lista dos “duzentos álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame”.
O grupo fez muito sucesso após assinar com a gravadora DGC Records, lançando o hit “Smells Like Teen Spirit”. O sucesso inesperado popularizou rock alternativo e Kurt Cobain passou a ser considerado o porta-voz de uma geração. A música recebeu vários prêmios. Em 2000, a MTV e a Rolling Stone colocaram a canção no terceiro lugar da lista das “cem melhores canções pop”. A música ficou apenas atrás de “Yesterday”, dos Beatles e “(I Can’t Get No) Satisfacion”, dos Rolling Stones. Além disso, a canção também foi listada em 2004 no nono lugar das “quinhentas maiores canções de todos os tempos”.
Fim do Nirvana
A curta duração da banda Nirvana aconteceu devido ao suicídio do vocalista Kurt Cobain, em 1994. Apesar disso, ocorreram vários lançamentos póstumos. O vídeo completo da banda, “Live, tonight! Sold out”, foi lançado ainda em 1994. No ano seguinte, o MTV Unplugged in New York deu ao Nirvana um Grammy Award por “melhor álbum de música alternativa”. Em 1996 a DGC lançou o álbum ao vivo do Nirvana “From The Muddy Banks Of The Wishkah”. Em outubro de 2002 a coletânia “Nirvana” foi lançada. Nela contem a faixa “You Know You’re Right”, última canção do conjunto gravada antes da morte de Cobain.
Desde a estreia, o grupo já vendeu mais de setenta e cinco milhôes de álbuns em todo o mundo. Só nos Estados Unidos foram vinte e cinco milhões.
Fonte: Ana Flávia Marinho, do Panorama