Uncategorized

Um pouco de Arnaldo Antunes prá vocês

0 melhores poemas de Arnaldo Antunes

Conheça os 10 melhores poemas de Arnaldo Antunes, um dos artistas mais completos do Brasil. Muito conhecido pela música, ele é também um poeta premiado.

Por Escola Educação Publicado em 05/06/2018 – 16:19

 Compartilhar

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho nasceu em 02 de setembro de 1960 na cidade de São Paulo – SP. Ele é o quarto, de sete filhos do casal Arnaldo Augusto Nora Antunes e Dora Leme Ferreira Antunes.

Arnaldo é conhecido nacionalmente pela sua atuação em uma das bandas mais icônicas do rock brasileiro, o Titãs. Mas ele não parou por aí: é compositor, artista visual e um exímio poeta.

VEJA MAIS

Itaú Social 2022 distribuirá 2 milhões de livros infantis físicos e…

ONG Pró-Saber SP disponibiliza curso gratuito a educadores

Começou a ter interesse pela linguagem artística ainda muito jovem, enquanto aluno do Colégio de Aplicação da PUC SP. No São Domingos, aos 13 anos, escreveu seus primeiros poemas e fez os primeiros desenhos.

Em 1975, dois anos depois, passou a estudar no Colégio Equipe, onde tem maior contato com a cena cultural paulistana. Lá ele tem aulas de cinema e publica, ao final do ensino médio, sua primeira novela, Camaleão, que foi impressa na própria escola.

Ainda no Equipe, Arnaldo conhece alguns dos futuros integrantes do Titãs: Sérgio Britto, Paulo Branco Mello, Paulo Miklos, Nando Reis, Ciro Pessoa e Marcelo Fromer. Já nessa época Antunes e Miklos começam a compor juntos.

VEJA TAMBÉM

Três anos depois, em 1978, ele ingressa no curso de Letras na Universidade de São Paulo (USP). Entretanto, no ano seguinte sua família se muda para o Rio de Janeiro e ele transfere o curso para a PUC-RJ.

Em 1980 volta para São Paulo, junto de sua esposa Go. Juntos com o artista plástico José Roberto Aguiar eles realizam diversas performances artísticas, que culminam na formação da Banda Performática, que se apresenta em importantes teatros de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Ele acaba por não concluir a faculdade de Letras, mas segue com a Banda Performática e continua escrevendo e produzindo pequenos livros, editando revistas, participando de festivais e compondo.

Entre 1982 e 1992, Arnaldo Antunes segue como integrante dos Titãs, uma das maiores bandas de rock do Brasil. Mesmo com o sucesso e as inúmeras turnês, ele continua com diversos outros projetos e vertentes artísticas.

Nesses dez anos, Antunes publica seu primeiro livro, composto por poemas visuais e editado artesanalmente: Ou e. A segunda obra, Psia, veio em 1986, pela Editora Expressão. Nessa mesma época, começa a publicar em jornais e revistas.

Durante esse tempo, outros artistas, como Belchior, Marisa Monte, Roberto Carlos, Sandra de Sá e o grupo Gueto gravam suas composições. Ele também segue atuando fortemente na cena artística brasileira e participando de exposições.

No mesmo ano da saída dos Titãs e já como artista solo, ele lança o livro As Coisas, com o qual recebe o Prêmio Jabuti de Poesia em 1993. Durante os próximos dez anos ele mantém o ritmo de apresentações pelo Brasil e até mesmo em outros países.

Sempre em diversas abordagens, participando além dos seus projetos solos, de muitos outros projetos com outros artistas, o que faz da produção de Arnaldo Antunes tão rica e diversificada.

Em 2002, ao lado de Carlinhos Brown e Marisa Monte, montam a banda Tribalistas e gravam um CD com o mesmo nome. O sucesso foi estrondoso no Brasil e em muitos países da Europa. A obra rendeu cinco indicações ao Grammy Latino de 2003, vencendo como o melhor álbum pop contemporâneo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.